Hoje é dia de...
Há dias para quase tudo, há dias para usar cuecas amarelas, há dias para comer batatas fritas, há dias para chamar amigo ao senhor que está na paragem de autocarros, há dias para não tirar macacos do nariz enquanto se conduz, e mais não sei o que, mas não dia para montar a árvore de natal.
Eu entendo que o comércio precise de montar as árvores e as respetivas decorações de natal com antecedência, assim como o fazem com a coleção de verão, que em pleno mês de Fevereiro, ainda nós estamos de cachecol e camisolas de lã e nas montras já se vêm biquínis e vestidos de alças. Trata-se de afinal de contas de uma questão de negócio.
E em casa? Quando é que se deve montar as árvores de natal, quando é que podemos dizer: hoje é dia de montar a árvore de natal? Em casa dos meus pais, o feriado de 1 de Dezembro servia para vestir a casa de vermelho, luzinhas, pais natais e tudo o que ao natal diz respeito. Agora sem esse feriado, como devemos fazer? Esperar pelo próximo? Montar quando nos der na telha? Enquanto o mundo não se decide a definir um dia como o dia de montar a árvore de natal, eu monto a minha quando me der na real gana e essa gana já veio.