Pontos de interesse em Sidney! #4
E para acabar mais alguns pontos de interesse sobre Sidney. Existem muitos mais, alguns que eu visitei e não partilhei (precisaria de criar um blog só sobre Sidney e mesmo assim falharia alguns pontos), outros que eu não tive oportunidade para visitar. Não deixei para o fim, os de menor importância, não segui qualquer critério, ou linha de orientação, apenas fui escrevendo, conforme me ia lembrando (e dado que a minha memória é assim qualquer coisa de especial...).
Hyde Park. Sim, há um Hyde park do outro lado do mundo, não estivéssemos nós numa colónia britânica e este parque chamar-se-ia Central Park, Parque Eduardo VII ou outro qualquer nome. Mas se é de britânicos que se tratam, chamemos as coisas pelos nomes. Hyde Park, é um parque que se estende até ao centro do centro de Sidney. Sim. Grande parte dos pontos de interesse aqui descritos, localizam-se junto à costa da Baía. O Hyde park inicia-se logo após ao Jardim Botânico (este ao longo da costa da baía) e The Domain Car Park, e prolonga-se pelo centro financeiro, vêm quase até ao centro universitário. É um verdadeiro pulmão da cidade.
Ao longo do Hyde Park é possível visitar alguns monumentos que representam partes da história da Austrália, mas muitos deles (os próprios dos monumentos ou até mesmo a sua envolvente), encontravam-se em reestruturações. Por isso, apenas foi possível vê-los envoltos de toldos ou a partilhar as vistas com andaimes e gruas. Ossos do ofício sem que isso nos permitisse ver o quão bonitos eram e o cuidado que os australianos têm com a cultura e com os seus espaços.
Archibald Fountain
No seguimento do Hyde Park, também temos o hospital de Sidney, nada de especial, não fosse o edifício engraçadito, sim senhor, uma espécie de Hospital Santo António lá do sítio, mas mesmo sendo um hospital, as pessoas que por lá circundavam, transpiravam serenidade e um relax contagiante.
A Austrália é conhecida pela liberalização da mudança de sexo, inclusive já assistimos a diversas noticias de crianças de 5 e 6 anos a que lhes foram concedidas a alteração do seu género. Assim como é um dos países que reconhece o terceiro género: género neutro. Passando pelo Hospital de Sidney e lendo as placas com as indicações das áreas médicas, reconhecemos a importância que este assunto têm.
O The Domain Car Park, não é mais do que um eixo de ligação entre os dois grandes parques, O Hyde e Jardim Botânico, e é o local, onde se fazem concertos e onde existem exposições permanentes.
No Jardim Botânico é possível visitar a Mrs MacQuarie Chair que não é mais do que uma pedra de arenito exposta, cortada na forma de um banco esculpida a mão por condenados em arenito em 1810 para Elizabeth, mulher do governador Macquarie.
Museu de Sidney!
Museu de Arte Contemporânea!
Galeria de Arte!
Centro financeiro!
Paddy's Markets, em pleno bairro chinês encontra-se um mercado, trata-se de um edifício que alberga no seu interior dezenas de postos de venda do mais diversificado que possa imaginar: desde fruta e legumes frescos, a flores, discos, óculos de sol, roupa de todo o tipo de marcas, jóias... As origens deste mercado remontam ao séc. XIX e possui outra localização em Flemington. Juntos somam mais de 1000 postos de venda.
O Capitol é um de teatro histórico mandado construir em 1891.
À direita da Opera é possível ver a marinha. Uma defesa que impõem respeito, mesmo a quem como nós apenas estava de visita.
Câmara Municipal de Sidney!
Muito mais haveria por dizer e mostrar. Comprem uma passagem, aguentem dois dias de voo e boa viagem! Não se arrependerão e à primeira oportunidade, vão querer voltar, isto claro se conseguirem regressar. Porque dá uma vontade tremenda de lá ficar a viver. Se poderia descrever Sidney de outra forma, poderia, mas qualidade de vida é a forma que melhor lhe assenta.