Visitar num pais com nativos!
Tenho feito algumas citybreaks que não tenho aqui registado. Outras até tenho mas não de forma completa, pelo que, decidi criar uma rubrica mais simples. Não prometo dar-lhe a devida atenção, mas fica aqui o esforço.
Por muito que goste de explorar e aprender por mim própria, a verdade é que dicas de quem vive, conhece ou sabe tem valor acrescentado. Uma das razões pelas quais valorizo o Airbnb. Conseguimos falar com que lá vive, com quem lá conhece, obtemos dicas e informações que de outra forma é mais complicada (eu bem sei, que com internet tudo é mais simples, mas uma boa pesquisa requer imenso tempo), não deixando claro de ser sempre opiniões. Cada um com a sua.
Voltando à mais recente viagem, pela 4ª vez na Alemanha. Fui em trabalho, mas ainda assim com tempo para escapadelas, não tivesse eu ficado lá uma semana. Depois de uma tarde de visita por Estugarda, logo no primeiro dia, perguntei a um dos meus colegas alemães, o que não poderia perder. Foram unânimes e disseram-me: Ludwigsburg.
Aceitei o desafio, pesquisei transportes públicos, locais a visitar, fiz um roteiro e na tarde seguinte lá rumei.
Ludwigsburg
Fica na região de Estugarda e de comboio do centro de Estugarda, são 5,30€ e 40 min.
Caminhando pelo centro podemos passear pelo Palácio de Ludwigsburg (duas foto de baixo) que por 10€ é possível visitar o palácio, o museu e os jardins (na minha opinião, a melhor parte). Fora do palácio encontramos o parque Bärenwiese (foto acima)
Na Marktplaz, local onde no natal se realiza a feirinha de natal, é possível encontrar frente à frente duas igrejas, a católica (primeira foto) e a evangélica (a seguinte), entre elas, uma lindíssima fonte, trabalhada em todos os pormenores.
Obrigatório ainda é o MIK. E depois sugiro que se deixem perder, que aproveitem os edifícios característicos, a planície de uma cidade que vive para o palácio. Existem imensas esplanadas para descansarem e se refastelarem com as iguarias calóricas típicas para aquelas bandas, sempre acompanhadas pela cerveja alemã.